Eu sempre olhei de cara feia para a caixa de comentários padrão do blogspot. Nunca achei ela atraente e funcional o suficiente para inspirar os leitores a deixarem comentários. Já ouví leitores meus dizerem que não
comentaram pq tinham que se cadastrar no gmail... Imagina só quantos comentários podemos está perdendo todos os dias devido a essa dificuldade... Para os usuários do blogspot tudo é muito familiar, mas para quem não é blogueiro mas gosta de ler e comentar, as coisas sempre ficam mais difíceis. Então encontrei navegando na internet o DISCUS. O DISCUS disponibiliza inteiramente grátis uma caixa de comentários muito bonita, funcional, atraente e sexy para o seu blog :) e para a adimiração dos seus leitores. Veja só o modelo da nova caixa do Cabeça de Blogger:

 Todas as funções to blogspot eu pude notar que estão disponíveis no Disqus. Aliás, a única coisa que sentí falta foi do avatar dos leitores. O Disqus permite que você insira um avatar padrão para todos os leitores ( como eu fiz com um boné vermelho do Cabeça de Blogger ) e um avatar diferenciado para o moderador ( você ). Como acabei de adicionar este recurso no meu blog, ainda estou estudando se é possível mostrar o avatar de cada leitor. ( Se você descobrir como comente e ficarei grato ).
Outro recurso interessante é que com a caixa de comentários do Disqus os leitores poderão interagir melhor entre sí, votando nos comentários dos outros e respondendo diretamente ao comentário do colega conforme imagem:


Se você gostou do recurso mostrarei como instalá-lo no seu blogspot. Não é difícil. Só precisa de atenção:

Passo 01: Entre na página de cadastro do Disqus clicando aqui 

*  Na página da imagem abaixo clique em Sign up, free para se cadastrar.
 

Passo 02: Logo será exibida a seguinte página a qual você fornecerá todos os dados solicitados e depois clicará no botão "continue":

Passo 03: Uma vez o formulário acima preenchido corretamente você visualizará a seguinte tela, com a confirmação de cadastro do nome do seu blog e o short name ( nome curto ) de usuário. Então você selecionará a opção Português e escolherá os recursos sociais que você deseja exibir na sua caixa de comentários e por fim clica em "continue":


Passo 04: Na próxima tela você clicará na plataforma do seu blog. No meu caso ( BLOGGER ):


Passo 5: Na próxima página será pedido que você:

  1. No painel de controle do seu blogspot vá em EDITAR HTML e depois clique em BAIXAR MODELO COMPLETO. ( Recomendo que você crie uma pasta na área de trabalho do seu computador e salve o seu template dentro dela pois você precisará dela em seguida ) 
  2. No segundo passo da imagem abaixo ele pede para você fazer o upload do seu template" o qual você salvou na área de trabalho" clicando no botão logo abaixo ( ARQUIVO ). OBS: Deixe a segunda opção indicada pela seta na imagem marcada.



Passo 06:  A seguinte página será exibida. Conforme image abaixo os passos são:


  1. No painel do seu blogspor vá em Layout , Editar HTML , Clique na caixinha Expandir modelos de widgets e copie e cole todo o código gerado no Disqus. Antes apague todo o código existente no seu template e só então cole o código que foi gerado pelo sistema do DISQUS conforme imagem acima. Este é nada menos que o código de todo  seu template + o código da caixa de comentários do DISQUS incorporada. Clique em visualizar e se não deu erro de página clique em SALVAR.
  2. Na opção 2 ainda na imagem acima, uma vez você fazendo tudo certinho, você clicará em Tools, Import/ Export , para sincronizar os comentários do seu blog com a caixa de comentários do DISQUS e a seguinte tela será exibida:

Escolha a primeira opção ( Importar comentários existentes no Blogger para o Disqus ). Isso fará com que você não perca seus comentários existentes.

Passo 07: Na seguinte tela será solicitada a sua permissão para que o Discus acesse seu blog para importar seus comentários existentes para sua nova caixa de comentários. Então é só clicar em " Conceder Acesso".
Obs: Se você visualizar a sua nova caixa de comentários, é provável que você não visualize os comentátios existentes de imediato. Não se preocupe com isso, pois se você seguiu os passos acima corretamente, os  seus comentários existentes serão carregados na sua nova caixa, e isso poderá levar de 5 à 10 minutos.
Após clicar em Conceder acesso, a seguinte tela será exibida:


Nesta tela você poderá fazer todas as configurações necessárias para sua nova caixa de comentários. Aí vai depender do seu gosto e não será necessário que eu ensine nada sobre isso. Seguem algumas das funções que essa nova tela oferece:
  • Na abba SETTING você poderá escolher moderadores para os comentários no seu blog ( caso seu blog tenha mais de um postador ), poderá customizar o layout, aparências, avatar do moderador ou moderadores, avatar de quem comenta, tamanho dos avatares, customizar o CCS ( se você souber como ), escolher os meios de como os leitores poderão postar: através de Open ID, Conta no Twitter, Conta no Facebook, Conta no Yahoo, Trackbacks..etc,etc,etc,etc.
Você sempre poderá retornar à essa tela entrando no site http://disqus.com  com sua conta de login e senha e fazer novas alterações quantas vezes quiser.

 Tudo funcionará muito bem se os passos forem seguidos ao pé da letra. Não há o que temer uma vez que você salve o modelo completo do seu template, pois isso garantirá que você resgate as configurações originais do seu blog. No Cabeça de Blogger tudo funcionou muito bem e em outro blog de teste que eu tenho também.

OBS: Faça um test drive na caixa de comentários do Cabeça de Blogger e veja como é interessante! :)
OBS: O Cabeça de Blogger ainda não está usando o DISQUS devido a recentes alteerrações no template. Mas em breve instalaremos a nova caixa de comentários.

Espero ter ajudado e até a próxima dica Cabeça!!!

Cabeça de Blogger

      Sobre o Autor:
      Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}