Já escrevi  outras vezes sobre a importância dos comentários para o fortalecimento e incentivo do autor. Mas nem tudo são flores. Existem comentários que só enchem a caixa, não acrescentam nada ou as vezes até insultam e agridem o autor.
A Juliana Sardinha do Dicas Blogger em parceria com o  Marcos Lemos do Ferramentas Blog lançaram um podcast muito legal chamado BlogCast , com bate papo entre blogueiros. No episódio 02 Juliana, Marcos e convidados falam sobre os tão polêmicos comentários e moderações , os  quais tanto causam trabalho e dores de cabeça para o autor. Algo que me chamou atenção nesse episódio, foi a polêmica causada por uma mensagem no Twitter enviada pela Juliana Sardinha do Dicas Blogger sobre a idéia de que um blog sem comentários continuará sendo um blog. Essa mensagem da Juliana gerou, segundo ela muitas polêmicas, concordâncias e discordâncias por parte dos seus seguidores. Mas ela deixou bem claro que precisa muito dos comentários e que não pretende abrir mão deles.
A Juliana revela que está um pouco saturada com a grosseria e insultos que muitos leitores desocupados vêm dirigindo ao seu blog e à sua pessoa. Talvez por isso, ela tenha cogitado a hipótese de um blog continuar sendo um blog sem os comentários.
Talvez para o meu ou o seu blog que estão em início de carreira e com um modesto número de leitores, tudo pareça muito fácil. Mas para um blog como o dela com mais de 6 mil assinantes de feeds e pagerank 5, a coisa fique um pouco complicada de administrar, ainda mais se tratando de um metablog, ou seja, um blog sobre otimização  e dicas para blogs.
Mas pra mim blog sem comentário não é blog.  Quarto de motel sem uma mulher é hotel. O grande truque do blog é a possibilidade de interação do autor com seus leitores. Quem escreve um livro o quer publicado por uma grande editora. Não consigo me imaginar publicando postagens e mais postagens sem saber a opinião de alguém  ou sabendo que ninguém deu uma lidinha se quer.
Outro assunto interessantes que a Juliana e o Marcos abordam no BlogCast é sobre a responsabilidade do blogueiro sobre tudo o que é publicado em seu blog. Pasmem: até mesmo sobre os comentários publicados.  Ou seja, se um anônimo faz um comentário em seu blog insultando uma pessoa, você aprova esse comentário  e a pessoa sente-se ofendida , ela terá direito a processar o seu blog. Segundo eles, já houve um caso de um blogueiro que foi condenado a pagar 10 mil reais à uma vítima de insultos de um comentarista. Claro que esses processos caem com mais força em blogs com grande número de leitores por gerarem mais visibilidade e polêmica, mas vale a pena tomar muito cuidado com o que fazemos e dizemos em nossos blogs independente dos seus tamanhos e públicos.
Ninguém chuta cachorro morto. A internet está a cada dia que passa se fortalecendo e se popularizando. Conseqüentemente mais exposta aos rigores da lei e marginalização, como é o caso hoje do Orkut.  Eu sou da época onde quem tinha um celular era quase rico. Depois o celular se popularizou e a onda do pedaço era ter um computador com internet, coisa de gente poderosa. Agora os computadores estão chegando de forma massiva aos lares brasileiros. Conseqüentemente os terrenos da internet são ocupados e a web mais povoada. Não demorará muito a encontrarmos notebooks sendo vendidos nas calçadas das grandes metrópoles “ se é que já não estão”.
Quem assiste o jornal acompanha casos e mais casos de pedófilos que ficam com gracinhas no quartinho escuro, caçando criancinhas e quando menos esperam recebem a visita da polícia federal em sua residência. Os rigores da lei estão muito fortes na web. Existem delegacias especializadas em crimes na internet. Portanto todo o cuidado é pouco.

Eduardo – Cabeça de Blogger.

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}