Olá caros leitores do Cabeça de Blogger, me chamo Igor e fui convidado pelo Cabeça para ser um colaborador aqui do blog. Primeiramente gostaria de agradecer ao Cabeça pelo convite e dizer que estou muito feliz de participar deste espaço! E, espero que vocês gostem dos meus artigos. ;]

Bom, se você tem um blog, provavelmente já deve ter percebido ou algum leitor já deve ter lhe dito, que seu blog não aparece corretamente em todos os navegadores - principalmente no Internet Explorer -, estou certo?!

Pois é, a maneira correta de arrumar este “pequeno” problema, é criar um template (layout) compatível com todos os navegadores, porém... nem todos os blogueiros são webmaster, né?! Então, o que fazer nestes casos?

Bom, eu criei um script bem básico, que mostra um alerta na tela do computador, quando o leitor acessa o blog usando um navegador que não seja compatível com o blog.

O alerta, é como o mostrado na imagem abaixo:

IMAGEM

A função deste script é mostrar o alerta, somente quando o leitor utilizar um navegador que não seja o Firefox. Ou seja, se o leitor tentar visualizar o blog utilizando o Internet Explorer, Google Chrome, Opera e etc, ele verá o aviso, mas se ele entrar no blog usando o Firefox, nada acontecerá.

Então, mãos à obra!

1. Faça login no Blogger e vá em: Design > Editar HTML.

2. Faça uma cópia de segurança do seu blog, clicando no link: “Baixar modelo completo”.

3. Pressione Ctrl+F para abrir a janela Localizar do navegador, e procure o código abaixo:

</head>
4. Imediatamente acima deste código, cole este outro código:

<!-- Alerta de navegador -->
<script language='JavaScript' type='text/javascript'>
if (navigator.userAgent.indexOf("Firefox") == -1)
{
alert("Você está usando um navegador que pode não ser compátivel com o blog!\nAconselhamos que você visualize o blog usando o navegador Mozilla Firefox.");
}
</script>
<!-- Fim do alerta de navegador -->

Você pode mudar a frase do alerta, alterando o que foi destacado em vermelho. Para fazer uma quebra de linha, basta colocar o código \n no lugar onde você quer que a quebra de linha aconteça, como foi destacado em azul.

5. Para finalizar, clique em Visualizar, se estiver tudo certo, clique em Salvar.

Está pronto! Agora acesse seu blog utilizando diferentes navegadores para ter certeza de que o script está funcionando corretamente.

Forte abraço.