Não tenho candidatos favoritos, não sou “devoto” ou até mesmo fanático por algum  candidato às eleições.  Mas me sinto um pouco incomodado com as pesquisas IBOPE. Desde o dia em que me tornei um eleitor, jamais fui abordado nas ruas pelo IBOPE me perguntando quem seria o meu candidato favorito. 
Ninguém da minha família foi entrevistado. Não conheço ninguém que tenha sido abordado na rua pelo IBOPE. Essa fonte de pesquisa parece muito com a mega sena. Sabe-se que alguém ganhou mas o ganhador é quase impossível saber ou ver.
A impressão que dá é que estamos condicionados ao IBOPE e aos meios de comunicação.  Será que são mesmo os eleitores que decidem quem será ou quais serão os nossos futuros governantes?
A população é condicionada a caminhar em busca do popular, levando em consideração o não desperdício do seu voto. As vezes o candidato tem intenção de votar em candidato X, mas como a pesquisa e a mídia apontam o candidato Y como “maga favorito”,  naturalmente o eleitor muda sua opinião lembrando do velho ditado que diz: “a voz do povo é a voz de Deus”. Será que a voz é do povo mesmo ou será que Deus é surto?
Seria muito mais prudente que as pesquisas fossem feitas durante toda a eleição, e somente após a apuração de todos os votos a revelação da preferência popular no decorrer das pesquisas, para então sabermos sobre a eficiência ou não das pesquisas IBOPE.
Na minha opinião, o IBOPE fere gravemente o exercício da democracia e da liberdade de expressão.
Como um exemplo básico e fora da realidade, eu poderia citar um cidadão comum como eu, carinha simples que se  não for caçar uma mulher morrerá de fome.  Mas se super top models ou  mulheres mais desejadas do Brasil vão ao ar em horário nobre  dizendo que o Edu Gomes do Cabeça de Blogger as levou às alturas, logo uma legião de mulheres “curiosas” baterão na porta daquele cara que antes não passava de um Zé Ninguém ou Zé Mané. Parece brincadeira mas é mais ou menos assim que as coisas funcionam nas eleições.
Outro fator que fortalece e atribui poder ao IBOPE, é o fato dos brasileiros votarem mais por influências do que por pesquisas e averiguações do histórico e obras do candidato. Você já deve ter visto em portas e janelas de casas, faixas com dizeres:  MINHA FAMÍLIA E EU VOTAMOS EM FULANO DE TAL...
Se após tantas eleições, se após tantos votos e promessas o Brasil ainda não está do jeito que queremos, alguma coisa errada aí tem. Onde será que estamos errando? Ou quem será que está votando por nós?
E você caro leitor? Será que você já foi entrevistado pela pesquisa IBOPE? Não duvido que ajam exceções, mas esses serão com certeza a  minoria esmagadora. Será que o futuro do nosso país precisa continuar nas mãos de tão pouca gente?
Firmo e reafirmo: Não vejo o menor sentido nas pesquisas IBOPE.

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}