Já rolaram diversos debates entre os blogueiros sobre o fim da blogosfera, apontando como vilão principal o Twitter. De fato pode se dizer que o número de comentários nos blogs reduziram drasticamente, pois o que você escrevia em 1000 caracteres em um comentário hoje com o Twitter você se resume a 140 ou a um RT.
Hoje o twitter é um potencial monopólio de blogs. Venho lido muitos posts, dos mais diversos blogs de sucesso e a queixa sempre gira em torno da saudade dos tempos em que os leitores comentavam mais e re-twittavam menos. Isso com certeza reduz e muito a motivação e a valorização de um post de excelente qualidade. Sem sombra de dúvidas o twitter é uma excelente ferramenta para atualização e compartilhamento de conteúdo na web, principalmente para setores coorporativos. Mas acredito que nós blogueiros, seríamos muito mais felizes se o passarinho azul jamais tivesse surgido.
No meu ponto de vista, o Twitter é uma ferramenta construída para o público coorporativo que se estendeu à blogosfera e está mudando para pior toda a filosofia de blogar. Se a razão de existir de uma emissora de TV é a audiência, a razão do blogueiro são os leitores e seus comentátios. Principalmente os comentários. Somente eles dirão o quão relevante ou patético o seu conteúdo é.
Eu jamais avalio se um blog é bem sucedido ou não por causa de pagerank, posição no Blogblogs, não sei quantos mil assinantes de feeds etc. Aliás, isso mostra em primeiro lugar o sucesso financeiro do blogueiro mas não da fidelidade do blogueiro com seus leitores. Você deve estar se perguntando agora se estou maluco, mas o que quero dizer é que números nem sempre refletem a qualidade e interatividade de um blog. Números se compra com dinheiro mas a atenção e fidelidade de um leitor não tem preço. O que mede a grandiosidade de um blog é a participação constante daquele leitor que sempre volta ao seu blog , sempre comenta e sempre recomenda. Antes que você me pergunte por que então uso o Twitter, responderei prontamente que é devido ao fato de eu não ser besta :D. Não adianta pregar sozinho no deserto. Se houvesse um movimento em massa para acabar com o Twitter eu participaria com certeza, agora eu, Eduardo do Cabeça de Blogger protestando, será como uma formiga no Maracanã na final do FLA X FLU gritando para não ser pisoteada . Não acredito no fim do mundo e nem no fim da blogosfera. Com a evolução constante da era digital, onde os computadores seguem o mesmo rítimo do celular, tornando-se acessíveis a milhões de residências no Brasil e no mundo, seja de alta ou baixa renda, a tendência é que novos bloggers surjam a cada dia que passa.
Segue um vídeo que escolhí em homenagem ao passarinho do Twitter:
Eduardo - Cabeça de Blogger " Totalmente contra a matança de passarinhos"
Sobre o Autor:
Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}
Cara, acho que poderiamos juntar o util ao agradável. Como, exibir os tweets abaixo do post, como comentários feitos no próprio blog, seria um meio bem legal. Mais até agora nenhum "gênio" pensou em fazer isso...
Bom, pelo menos aqui nesta caixa de comentários do Disqus é possível colocar algo parecido como os trackbacks mas eu acho que sobrecarrega demais, mas acredito que nada substitui o antigo bom hábito da geração de comentários e mais dicussão e debates nos blogs. Com certeza o twitter resumiu demais as coisas e hoje as pessoas evitar usar bons comentários e se limitam aos 140 caracteres.
Abraço!
lucianomende
21 maio, 2010
Depende do público ao qual o blog (mesmo para pesquisa os blogs são muito melhores que a grande maioria dos sites). Se for por exemplo blog direcionado ao uma área específica o Twitter não ameaça. pois tenho um blog (Especializado da área ambiental e que, a mais de dois anos tenho dado atenção exclusiva) que aumentou de 800 visitas diárias para cerca de 3500 atualmente (apesar de ser muito baixo, comparado a muitos outros na internet). No entanto sou consciente de que para manter esse número tenho que atualizá-lo toda semana.
Na minha opinião, o Twitter tem, de fato, ocupado muito espaço do Orkut, por que apesar daquele ser considerado um miniblog, está mais para uma comunidade, assim como o Orkut, Myspace, Blogged, Facebook, entre outros são.
Confesso que também consegui uma boa movimentação aqui pelo twitter, e procuro sempre seguir quem se interessa pelo meu nincho. Obrigado pelas informações!
Acho que alguns blogueiros também modificaram sua postura com a chegada do twitter, uma vez li que alguns estavam preferindo twittar a escrever um post novo e alegavam que era por falta de tempo. Enfim, acho que podemos mais para frente encontrar um meio termo. Muitas pessoas comentam e divulgam meus posts via twitter. Como ele(twitter) ainda é recente não sabemos qual será a cara dele daqui alguns anos, veja o orkut mesmo o que virou.
Assino embaixo - "Números se compra com dinheiro mas a atenção e fidelidade de um leitor não tem preço."
Além da falta de tempo para escrever existe também a falta de gosto do brasileiro em escrever, e o twitter chegou para tornar as coisas muito mais fáceis. Não acredito que o Twitter termine como o orkut. O que enfraqueceu muito o Orkut foram as polêmicas e baixarias que ocorreram com ele , no que diz respeito a fotos copiadas e alteradas em fotoshop, comunidades criminosas etc. Mas como você disse o Twitter ainda é muito recente.
Cara, acho que poderiamos juntar o util ao agradável. Como, exibir os tweets abaixo do post, como comentários feitos no próprio blog, seria um meio bem legal. Mais até agora nenhum "gênio" pensou em fazer isso...