Já rolaram diversos debates entre os blogueiros sobre o fim da blogosfera, apontando como vilão principal o Twitter.  De fato pode se dizer que o número de comentários nos blogs reduziram drasticamente, pois o que você escrevia em 1000 caracteres em um comentário hoje com o Twitter você se resume a 140 ou a um RT.
Hoje o twitter é um potencial monopólio de blogs. Venho lido muitos posts, dos mais diversos blogs de sucesso e a queixa sempre gira em torno da saudade dos tempos em que os leitores comentavam mais e re-twittavam menos. Isso com certeza reduz e muito a motivação e a valorização de um post de excelente qualidade.  Sem sombra de dúvidas o twitter é uma excelente ferramenta para atualização e compartilhamento de conteúdo na web, principalmente para setores coorporativos. Mas acredito que nós blogueiros, seríamos muito mais felizes se o passarinho azul jamais tivesse surgido.
No meu ponto de vista, o Twitter é uma ferramenta construída para o público coorporativo que se estendeu à blogosfera e está mudando para pior toda a filosofia de blogar. Se a razão de existir de uma emissora de TV é a audiência, a razão do blogueiro são os leitores e seus comentátios. Principalmente os comentários.  Somente eles dirão o quão relevante ou patético o seu conteúdo é.
Eu jamais avalio se um blog é bem sucedido ou não por causa de pagerank, posição no Blogblogs, não sei quantos mil assinantes de feeds etc.  Aliás, isso mostra em primeiro lugar o sucesso financeiro do blogueiro mas não da fidelidade do blogueiro com seus leitores. Você deve estar se perguntando agora se estou maluco, mas o que quero dizer é que números nem sempre refletem a qualidade e interatividade de um blog. Números se compra com dinheiro mas a atenção e fidelidade de um leitor não tem preço.  O que mede a grandiosidade de um blog é a participação constante daquele leitor que sempre volta ao seu blog , sempre comenta e sempre recomenda.  Antes que você me pergunte por que então uso o Twitter, responderei prontamente  que é devido ao fato de eu não ser besta :D. Não adianta pregar sozinho no deserto.  Se houvesse um movimento em massa para acabar com o Twitter eu participaria com certeza, agora eu, Eduardo do Cabeça de Blogger protestando,  será como uma formiga no Maracanã na final do FLA X FLU gritando para não ser pisoteada .  Não acredito no fim do mundo  e nem no fim da blogosfera.  Com a evolução constante da era digital, onde os computadores seguem o mesmo rítimo do celular, tornando-se acessíveis a milhões de residências no Brasil e no mundo, seja de alta ou baixa renda, a tendência é que novos bloggers surjam a cada dia que passa.

Segue um vídeo que escolhí em homenagem ao passarinho do Twitter:


Eduardo - Cabeça de Blogger " Totalmente contra a matança de passarinhos"

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}