Segundo a Wikipédia “a curiosidade matou o gato” é um ditado popular usado para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa.
Na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte.
A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras.
Mas contrariando a história e o ditado popular o Cabeça de Blogger alerta:  A curiosidade não matou o gato ! O gato se fingiu de morto e quando ninguém mais olhava ele saiu correndo e nunca mais voltou. Quando ele resolveu voltar voltou mais forte e com sete vidas.
Bobagens a parte e usando a expressão milenar como exemplo, podemos ter uma ótima idéia de que a curiosidade, a boa curiosidade não mata ninguém. Como a Wikipédia explica, a expressão era usada pelos ditadores para enganar o povo e inibir a busca por conhecimentos. Se você prestar bastante atenção e principalmente em clima de eleições, temos uma idéia do quanto a expressão “ a curiosidade matou o gato” está presente no nosso dia a dia. Quantas vezes pensamos na morte do gato antes de tomar uma ação, de investigar melhor o histórico dos nossos futuros governantes. Quantas vezes o medo da morte do gato nos impede de conhecermos mais os nossos direitos e deveres. Vivemos constantemente com o que eu chamo de “Síndrome da morte do gato”.
Adotamos a morte do pobre do gato como um consolo ou desculpa para a nossa falta de curiosidade e conseqüentemente os fracassos da vida. A curiosidade quando não prejudicial ao próximo é um sinal de inteligência. Uma das grandes qualidade dos maiores gênios da história com certeza foi a curiosidade. Albert Einstein por exemplo se brincar nem sabia que gatos e mortes de gatos existiam naquela época. Simplesmente usava e abusava da curiosidade e vejam só quantos benefícios a curiosidade do grande gênio nos trouxe e como elas são importantes até hoje. Ao invés de “a curiosidade matou o gato” poderíamos mudar a frase para “ a curiosidade imortalizou Einstein”.
Outra prova fácil da relevância da curiosidade está em nossas crianças. As crianças são consideradas inteligentes, aprendem muito rápido e perguntam coisas difíceis ou até impossíveis de serem respondidas pelos adultos. Tudo devido a curiosidade.
Curiosidade quando bem aplicada não mata ninguém. Devemos abusar mais da curiosidade para que novas luzes sejam acesas em nossas mentes e mais benefícios para nós mesmos e para o próximo possamos proporcionar.
Outra coisa patética é o medo do gato preto que dá azar. O ser humano tem a péssima mania de atribuir os seus fracassos à primeira pessoa ou coisa que encontrar pela frente. Infelizmente em um momento de fracasso de alguém que viveu há centenas de anos atrás, um pobre gato preto estava no local errado e na hora errada. E esse lance é sério mesmo. Já vi gente que seria capaz de se mudar se em sua casa entrasse um gato preto.
Mas eu confesso que até hoje uma superstição me atormenta e me arrepia quando penso nela: O MICK JAGGEEEER!!!!

Eduardo - Cabeça de Blogger

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}