Sim, o fim do mundo é agora. Para uns um fim de mundo mais agradável e para outros insuportável. Mundo onde ninguém respeita ninguém. Mundo onde o idoso nada mais é que um “velho inútil”.
Bons tempos aqueles em que se respeitava os idosos. Onde quando um idoso falava todos escutavam. Tempo onde os ensinamentos de uma pessoa que viveu muito mais que nós jovens eram dignos de atenção e assimilação para o resto da vida. Tempo onde levantar a voz à uma pessoa mais velha era o pior dos absurdos e aberrações da natureza.
A falta de respeito ao idoso é o reflexo do  desmoronamento da educação no nosso país e no  mundo de forma geral.  É o reflexo da queda na estrutura familiar e no modo de se educar os nossos filhos. É reflexo da péssima influência da mídia onde de forma muito comum exibe-se jovens agredindo e xingando os mais velhos em horário nobre, onde conseqüentemente tais comportamentos são assimilados e reproduzidos pelos nossos “jovens doentes”que só aprendem o que não presta.
Certo dia estava eu em um ônibus, onde presenciei a cena de adolescentes indo à escola, e os mesmos estavam sentados na porta impedindo a passagem dos demais passageiros. O detalhe é que o ônibus estava praticamente vazio. Então um senhor, aparentando os seus 60 anos, reclamou pedindo que aqueles jovens liberassem a passagem da porta.  Aí começa a baixaria. Os jovens com média de 12 a 15 anos, começaram a caçoar e responder aquele senhor, e quando saíram do ônibus mandaram o idosos ir para “locais muito desagradáveis”.
O que podemos esperar de uma juventude que não consegue respeitar nem os próprios pais e avós? O que podemos esperar de uma juventude que não respeita ninguém?
A mídia não é só composta de péssimos exemplos. Podemos tirar exemplos muito relevantes e um dos casos que me chamou atenção foi a novela Caminho das Índias, onde além de uma aula de cultura indiana, podemos aprender muito sobre o que é sagrado para aquele povo, e uma das peças sagradas daquela cultura são os idosos. Assistindo aquela novela, aprendi que nos costumes indianos um idoso é mais, muito mais que um velho. Para eles o idoso, ou uma pessoa mais velha é sinônimo de fonte inesgotável de ensinamentos e conhecimentos. Tanto é que quando um idoso morre naquele país logo todos entram em estado de luto profundo, pois a sua perda é como se eles tivessem perdido um imenso livro de sagrados conhecimentos.
Quem não respeita pai,mãe e os mais velhos de forma feral, não tem a menor chance de ser um bom pai, uma boa mãe , um bom ser humano.
Como evitar que essa praga se prolifere ainda mais? Com ações em nossas próprias casas, com os nossos filhos. Paremos de olhar o filho e a vida alheia e prestemos mais atenção aos monstros que estamos criando em nossos lares. Se cada um fizer a sua parte, teremos um Brasil e um mundo onde as pessoas se respeitem mais e onde hajam menos jovens doentes da cabeça e da moral.

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}