Certo dia após um exausto dia de trabalho, isso era por volta das 20 horas, estava eu aguardando meu ônibus no ponto com mais alguns trabalhadores. Então, um Golf rebaixado com um som digno de trio elétrico passa por nós e no carro haviam dois playboys. Um deles nos olhou e nos deu dedo. Aquilo me deixou muito, mais muito puto da vida. Tive vontade de pegar um tijolo no chão e quebrar o vidro daquele carro, e quando os dois descessem enchê-los de porrada ( ou morrer de porrada sabe lá).
Respirei fundo, e deixei os desgraçados seguirem em frente. Fiz uma rápida reflexão e pensei nos resultados da minha possível ação. Cheguei a rápida conclusão de que aquilo não valia a pena.
O que eles fizeram comigo e com as demais pessoas do ponto não vai parar por ali. Eles continuaram a agir dessa forma por muito tempo, até o dia em que eles encontrarão alguém não tão controlado como eu e se darão muito mal. Daí lavarei a minha alma sem me complicar ou sujar as minhas mãos. Deixe que o cruel universo conspire contra eles.
Estamos carecas de saber que toda ação tem como conseqüência uma reação. Mas isso não quer dizer que sempre essas más ações devam surgir de nós mesmos. As boas ações precisam ser imediatas. As más ações precisam ser refletidas, analisadas e de preferência esquecidas.
Ainda falando em ônibus, algo que acontece muito é você dar o sinal e o motorista passar direto pelo ponto onde você iria descer. Claro e evidente que qualquer um fica furioso nessa situação, mas pra quê eu vou brigar ou xingar a mãe do motorista? Será que ele vai engatar a marcha ré e voltar porque você xingou a mãe dele? Qual será a reação dessa ação?
A ação inteligente é aquela cuja a reação gere benefícios ao invés de prejuízos. No meu caso onde tive que descer no outro ponto de ônibus e caminhar mais um pouco, posso aprender a lição de que preciso trabalhar mais para comprar meu carro e deixar dessa vida. É muito melhor pensar assim do que partir para a violência.
Uma das primeiras coisas que aprendemos desde crianças é a não levarmos desaforos para casa.  Os nossos pais não percebem mas eles são os primeiros a alimentarem esse senso de vingança que desenvolvemos até a maturidade. Isso também é o que leva as crianças a desrespeitarem os mais velhos. Alguns pais provam do seu próprio veneno , fazendo com que o feitiço vire contra o feiticeiro e dão origem a filhos incapazes de respeitá-los.
Os grandes mestres de artes marciais, ensinam golpes capazes de derrubar um touro mas , acima de tudo, ensinam que a reação somente deve ser aplicada em sua alto defesa. Ensinam primeiramente a agirem com a sabedoria ao invés da força bruta.
Ser superior é ignorar os ignorantes. Os ignorantes precisam da fúria dos sábios para sobreviver. Como dizia o sábio poeta, só se joga pedra em árvore que dá fruto.

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}