Imagem: Cabeça de Blogger
Eu como bom leitor de blogs e crítico que sou, reparo muito no visual de todos eles. As vezes penso estar no natal de tão enfeitados que alguns blogs são, dignos de árvores natalinas.
Tem uns blogs que são tão “ cheguei” que parcem mais um cabaré de periferia dia de sábado.
Eu diria que um bom conteúdo é a alma do blog, mas a sua aparência é bastante relevante. Já lí diversos blogs com excelentes conteúdos, mas a aparência sempre deixando a desejar.

A mistura de cores onde uma não tem nada a ver com a outra, as imagens com péssima resolução, o template etc. Coisas que só tendem a espantar os leitores.
Alguém que está lendo este texto já deve ter passado pela situação de marcar um encontro pela internet onde o papo ( conteúdo ) era ótimo, mas no encontro cara a cara a aparência era horrível. Então a relação que tão agradável era pela escrita, terminou devido a falta de boa aparência.
Seguem algumas dicas para que você não espante seus leitores:
Adote um bom template: Existem diversos templates grátis disponíveis na internet para dowload. São templates para todos os gostos e muito bacanas. Sempre me adimirou o fato de trabalhos tão bonitos estarem disponíveis de graça para dowload. Muitos deles vem com um tutorial de como instalá-los. Existem diversos templates com as mais diversificadas funcionalidades. Uns as vezes mais complicados de customizar que outros. Meu conselho é que você adote um template de acordo com o seu perfil e capacidade de manusea-los. Não adianta fazer dowload de templates complexos e cheios de bugigangas as quais talvez você nunca use. Clique aqui para ver um post que fiz sobre excelentes sites sobre templates.
• Pra quê tantos widgets? : Tem gente que pensa que todos os widgets disponíveis na internet foram feitos para serem baixados e expostos no blog. Procure não poluir a imagem do seu blog com excesso de widgets. Isso além de deixá-lo feio pra caramba o torna mais lento na hora de visualizar. Muitos leitores desistem de ler o blog devido a lentidão ao carregar. Se seu blog for sobre árvores de natal, favor desconsiderar este conselho.
• Excesso de propagandas: Tem blogs que chamo de “ blog 25 de Março”. Parece que só foi feito para vender quando seu objetivo principal está longe disso. Nem o Mercado Livre é tão cheio de anúncios. É anúncio Adsense em cima, em baixo, direta , esquerda, nas postagens, newsletter.... Verdadeiros apelos por cliques.
Claro que todos querem ganhar uma graninha com seu blog, mas o apelo só afasta as pessoas. Se seu blog é novato como o meu, procure incluir o mínimo de anúncios possíveis, pois essa parada de ganhar grana pesada com anúncios é só pra quem tem uma tradição e um bom número de leitores. Preucupe-se mais com a aparência e principalmente com conteúdo do seu blog.
• Botões sociais e feeds: Você não precisa espalhar botões de feeds pelos oito cantos dos seu blog. Todos os leitores já viram o botão só resta saber se sabem pra que ele serve ou se querem se tornar leitores.
• Pop up: Muito me adimira que enquanto inventam bloqueadores de pop up, bloggers o colocam em seus blogs. Pop up é apenas algo que você não quer ver, que aparece em sua frente sem ter sido convidado e que você naturalmente fechará.
Se você leitor tem algo a acrescentar, deixe seu comentário.

Cabeça de Blogger por um blog menos feio...

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}