Um dos grandes problemas, se não for o maior da blogosfera, é o plágio de conteúdo.  Como a criação de um blog é grátis e sem exigências ou pré requisitos, todo mundo, inclusive meu cachorro pudle, pode ter um blog. Antigamente existiam milhões de leitores para dezenas de conteúdos. Hoje temos milhões de conteúdos
para dezenas de leitores. Mas desses milhões de conteúdos, pode-se de dizer que 50% ou mais são duplicidades. Ou seja,  conteúdos os quais não dignos nem da divulgação dos créditos do autor. O espírito de querer sempre sair na frente a todo custo e a velha malandragem brasileira fazem com que isso a cada dia que passe se agrave.  Existe uma quantidade imensa de moleques na web fazendo travessuras encostados nos blogs que  seguem uma linha ética e possuem originalidade em seus conteúdos. Um dos blogs de ajuda a blogueiros mais populares da internet o Dicas Blogger, comandado pela Juliana Sardinha quase chegou a fechar as portas devido ao imenso número de plágios dos seus conteúdos. A coisa foi feia mesmo. Mas a Juliana foi forte e registrou o domínio do Dicas Blogger para .com.br, e nós continuaremos recebendo suas excelentes dicas.
O slogan do Cabeça de Blogger é: “ para ter um blog, o primeiro passo é ter uma cabeça”. Não me refiro ao que está preso ao seu pescoço e sim às idéias que um blogueiro deve publicar em seu blog. Um blog é feito para expressar suas idéias e não multiplicar idéias alheias. Existe uma frase do falecido comandante Rolim da TAM que diz: Quem não tem capacidade de criar deve ter a humildade de copiar.  Essa frase apenas quer dizer que nada se cria e tudo se copia. Como eu já disse antes, devemos usar as idéias alheias como fontes de inspiração e não simplesmente fazer um copy and paste de todo um conteúdo que levou horas e até dias para ser criado, sem nem exibir os devidos créditos. Existem blogueiros que vivem do que o blog produz, que sustentam suas famílias através do que ganham na web. Imagine quanto eles perdem com os seus conteúdos plagiados? Existem blogs dedicados à criação de templates, os quais disponibilizam inteiramente grátis os mais belos templates em troca da divulgação dos seus créditos no rodapé e nem isso muitos bloggers respeitam, e vão lá e tiram tudo.
Bem, essa é uma briga sem fim e assim  sempre será. Mas eu gostaria de divulgar uma ferramenta que possibilita a visualização de quem copiou o seu conteúdo, com uma simples pesquisa da URL do seu site ou blog. Essa ferramenta chama-se  Copyscape.  O Copyscape é dedicado a proteger o seu valioso conteúdo on-line. Ele é um dos meios mais populares do mundo de consultar conteúdo duplicado na web.  Copyscape é um serviço gratuito que com certeza te ajudará a saber quem anda querendo ser você na web. Ele é principalmente indicado aos Probloggers , ou pessoas que se sustentam através do seus blogs e que conseqüentemente são as mais prejudicadas. Mas a verdade é que nem probloggers e nem quem bloga por diversão como eu querem ser vítimas do págio.
Clique aqui para fazer uma consulta do seu site e veja se seu conteúdo anda sendo plagiado por aí.
Clique aqui para adquirir um banner do Copyscape e divulgá-lo no seu blog/ site.

Os blogs mais criativos e éticos serão os que sobreviverão.

Atualização ( 23/05/2010 ) : A leitora Jurubeba do blog Doces Verdades fez um comentário neste post explicando que através do Copyscape ela detectou um conteúdo do seu blog plagiado. Então ela pergunta o que fazer agora?
Segue um link de um formulário do Blogger o qual poderá ser preenchido para registro desse tipo de denúncia:  Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital - Blogger..
Muito obrigado e lutemos juntos para combater o plágio.


Eduardo - Cabeça de Blogger


Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}