Para quem não sabe o template é o visual, a forma, a identidade visual do seu blog. Desde que entrei na blogosfera uma das tarefas que mais me tomou tempo foi com a escolha do template. O presente template do Cabeça de Blogger já deve ser o quinto que adoto, pois depois de todo o trabalho eu acabava sentindo que estava faltando alguma coisa e então lá vai eu em busca de outro template. Existem diversos sites e blogs dedicados ao template design que os oferecem totalmente grátis e os seus modelos são incríveis, conforme postado na Cabeça de Blogger. Cada um mais bonito que o outro. Mas não adianta apenas se encantar com um template e instalá-lo no seu blog. É preciso tomar alguns cuidados para mais tarde não se arrepender ou arrancar os cabelos: 

1. Antes de mais nada procure planejar o seu novo template conforme a necessidade e perfil do seu blog. Certifique-se de quantas colunas ele precisará para que não fique nada mais ou
nada menos sobrando e deixando lacunas no seu layout, comprometendo assim o visual do seu blog. 

2. Os templates personalizados por designers normalmente são mais difíceis de serem configurados. Para quem não tem noções de HTML e CCS ficará muito difícil até alterar a cor e tamanho da fonte do seu blog. Dê preferência aos templates padrões do blogger e os configure à vontade com o novo e fantástico template designer que o blogger lançou há algum tempo e que é uma mão na roda para os leigos e iniciantes. 

3. Muitos templates personalizados não dispõem do recurso ( Próxima página / Página Anterior ) que facilita a navegabilidade no blog. Considero este recurso indispensável portanto vale a pena prestar atenção se ele estará disponível em seu novo layout. 

4. Todo blog tem o seu conjunto de cores que assim formam sua identidade. Se seu antigo blog já é conhecido pelas cores que ele tinha, prefira um novo template que conservem as cores originais, as quais seus leitores estão acostumados. 

5. Não sobrecarregue seu template com tantos widgets e gadgets. Além do visual do seu blog ficar poluído o acesso à sua página se tornará mais lento para os leitores o que poderá levá-los a desistirem de acessar o seu blog. 

6. Lembre-se que seu blog não é o Mercado Livre, portando não o deixe poluído com excesso de anúncios. Estamos carecas de saber que a primeira impressão é a que fica. Portanto dedique o tempo que for necessário com o look do seu blog que com certeza é um dos fatores mais importantes para o sucesso do mesmo. 

 Se você acredita muito na capacidade do seu blog mas não tem saco de personalizar o seu template, você pode contar com a ajuda de um profissional. Como indicação tenho o ICeBreaker Design, que elabora templates fantásticos , inclusive foi ele quem fez o novo template do Usuário Compulsivo. Se seu blog já possui um bom número de leitores, você poderá fazer uma parceria e obter desde um desconto até um template personalizado grátis. Vale a pena conferir. 

Se você não é muito de mexer com HTML e CCS de templates e prefere algo mais simples de personalizar , a Juliana Sardinha do Dicas Blogger tem uns templates grátis e muito bacanas. Comecei usando os templates dela sem dores de cabeça.

Eduardo - Cabeça de Blogger

Sobre o Autor:
Edu Gomes Edu Gomes:Fundador e editor do Cabeça de Blogger, nada mais que um cara sexy e rico que sempre se decepciona quando acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Gosta de variedades e odeia fazer planos.{saiba + sobre o autor}